.

RSS

Ideias geniais

Uma das grandes tendências em arquitetura e decoração hoje é fazer muito com pouco. Os apartamentos ficam cada vez menores, e precisamos ser criativos para tornar esses pequenos espaços funcionais.
Para quem, como eu, adora os programas de design da Discovery H&H, é bastante frustrante ver quanta coisa linda é possível fazer quando se tem um espaço amplo. Raramente aparece um episódio que dá ideias de como tornar cômodos apertados versáteis.
Geralmente, o que você "economiza" (considerando que até os apês pequenos estão absurdamente caros) comprando uma metragem menor, você tem que gastar para mobiliar e decorar sob medida para as suas necessidades. Um exemplo claro disso e que eu amo de paixão são os móveis multifuncionais desenhados pelos italianos. No Ponteio Lar Shopping, aqui em BH, uma loja vende esses produtos italianos. Um varal dobrável grande (~2m de largura), que se compacta para até 50cm de largura, chega a custar R$1300. Mas se você tem condição pra isso, o céu é o limite. Vejam o Life Edited, por exemplo. O projeto é espetacular, mas agora que o apartamento está à venda, estão pedindo uma pequena fortuna. Você não conhece o projeto? Então dá uma olhada na palestra no TED. No momento, inclusive, tem um projeto rolando em São Paulo.
Basicamente, não há criatividade que chegue para quem tem um orçamento tão apertado quanto o apê.
Os japas, claro, avançam na frente também nesse setor.
Mas olha só que genial essa solução criada pelos portugas, você aí que sempre tirou sarro deles. Os caras projetaram uma micro-casa feita especialmente para estudantes, ou seja, gente que precisa de funcionalidade, tem pouco tempo e, principalmente, pouco dinheiro. A ideia era que a casa fosse barata, economizasse energia e água e atendesse as necessidades básicas de um estudante: área para estudar, cama confortável, lugar para guardar livros e demais materiais, cozinha e banheiro. O resultado foi esse aqui:



Entrem no site e vejam mais fotos da casinha por dentro. Simplesmente linda! E tudo em 10m²! Um prato cheio pra quem curte design sustentável. Quero voltar pra faculdade - em Portugal - só pra morar em uma casinha assim.

O que acharam? Conhecem mais projetos assim? Compartilhe com a gente. =)

Alguns links interessantes:
Móveis italianos Multifuncionais: EUA, ItáliaBrasil (1)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário